sábado, 27 de fevereiro de 2021
MARKETING: ANÁLISE DE INFORMAÇÕES
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
FALHAS DE COMUNICAÇÃO I
_ "Tem sim ! Já percebi que o Sr. não gosta de mim, né?"
_ "Como assim, não gosto de você? ....porque está me dizendo isso?"
Vale a reflexão!
Um abraço
"ALTEMARKETING"
contato: altemarketing@bol.com.br
2ª PARTE: "O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER E CONQUISTAR SEUS CLIENTES?"
Continuando, como você sabe estamos trabalhando desde a semana passada, com a possibilidade de você manter e conquistar mais clientes. Se você não leu o post anterior, recomendo que faça a leitura para entender do que estamos tratando.
AlGUMAS SUGESTÕES DE AÇÕES PRÁTICAS:1) BANCO DE DADOS
Você conhece seus clientes?
Você tem uma ficha de cada um com as seguintes informações:
DADOS:
NOME:
PERFIL: Ex. exigente, simpático, grosseiro, bom pagador, mau pagador etc, etc
CONTATO: Ex. Endereço, Tel, e-mail ( esse último é muito importante)
FREQUÊNCIA DE COMPRA E DATAS:
O QUE COMPROU:
CURVA ABC
Nível A ( ótimo cliente compra muito, é fiel ao seu negócio),
Nivel B ( compra bem, mas não é fiel )
Nivel C ( tem necessidade, mas não compra muito ou raramente compra ou também
compra em outros lugares);
OUTROS DADOS:
Perceba seu negócio, por exemplo, se seu negócio é uma mecânica, centro automotivo (alinhamento, balanceamento, pneus, peças etc), é importante saber quem tem automóveis na região.
Se o seu negócio é uma Clinica Veterinária ou Pet Shop, é importante saber dados do “bichinho”.
NOME:
RAÇA / IDADE E DATA DE NASCIMENTO / VACINAS : recebidas e que faltam
RAÇÃO PREFERIDA:
PRODUTOS QUE TAMBÉM GOSTA:
Quanto mais detalhes melhor Ex. Bifinho sabor frango, ossinho de borracha médio, ossinho palito branco etc)
OBSERVAÇÃO: Dócil, bravo, mimado, etc, etc
IMPORTANTE:
Habitue-se a “cadastrar” seus clientes, saiba a rotina de compras: Quando, quanto, como, porque gastou.
2 -BUSCANDO INFORMAÇÕES:
Crie uma promoção atrativa de forma que seus clientes atuais ou futuros clientes “preencham” os dados, que te interessa e coloque em uma urna, com uma determinada data de sorteio ( normalmente 1 mês de prazo). Você pode fazer essa ficha no verso de um folheto explicando sua promoção, contemplando o sorteado com um serviço especial, Ex. 3 banhos e uma tosa, durante 1 mês ( pet shop e banho e tosa);
Principais vacinas ( Clinicas veterinárias);
Alinhamento e balanceamento grátis ( Centro automotivos);
Etc, etc.
3 - DIVULGUE SUA INICIATIVA:
Distribuía esse folheto / ficha, com os dados que te interessa:
a) Distribua na região;
b) Entregue nas casas e condomínios;
c) Faça parceria com outros estabelecimentos comerciais vizinhos e bancas de jornais, para que também divulguem seus folhetos;
d) Entregue a todo cliente que entrar ou passar perto da sua loja.
4 - INTELIGÊNCIA COMPETITIVA:
Por definição, a Inteligência Competitiva é o resultado da análise de informações e dados coletados, que irá facilitar e embasar suas decisões.
Vamos separar essa “idéia” em 3 partes:
Dado: Valor sem significado ( não adianta você ter uma série de dados, sem que tenha algo em mente para fazer com eles, senão será uma pura perda de tempo);
Informação: Dado com significado ( você tem planejado o que vai fazer com esses dados).
Conhecimento: É o processo do conhecimento que dará a você a visão geral consistente, a partir das informações, ou seja INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, através da identificação da necessidade de seu cliente e como você poderá atender essa necessidade.
5 -CRUZANDO AS INFORMAÇÕES:
Por exemplo, se seu negócio é um PET SHOP e Banho e Tosa e ou Clinica Veterinária, você terá condição com essa FICHA DE DADOS, obter o seguinte:
Os proprietários de animais na região, raças, rações preferidas, vacinas necessárias, produtos de preferência, dia da semana de banho e tosa etc.
Você pode separar esses dados como melhor lhe convier:
Por localidade; Por raça; Por produto; Por vacinas, Prospects ( Cliente em potencial), Cliente atual ( curva A,B, C) etc. E fazer o convite direto entrando em contato com seus clientes, você pode utilizar telefone e EMAIL ( ótima ferramenta e custo barato).
Ex.
Informe a seu cliente que determinada ração que o bichinho gosta, você recebeu e está em promoção ou ainda, dê um desconto especial para o 1º banho e tosa para o bichinho do cliente novo, que não conhece seu trabalho, convide a conhecer sua loja e receber um brinde para o bichinho ( ossinho, brinquedinho etc, etc).
Pergunte se conhece alguém na região, que tem bichinho para que ele que indicou e a pessoa indicada tenha algum benefício ( desconto,etc).
RECOMENDAÇÃO:
O ideal é que você tenha um computador e coloque esses dados em planilhas do Excell, que é um programa ( software), que irá ajudá-lo a organizar através de tabelas . É simples e você não terá dificuldade.
Esse software é muito utilizado, e pra quem já está dominando mais e quer se aprofundar nos "cruzamentos" esse software permite um recurso muito interessante chamado TABELAS DINÂMICAS (se tiver curiosidade em saber mais, você pode pesquisar sobre elas no http://www.google.com.br/)
LEMBRE-SE:
Cabe a você mudar uma situação, você pode agir de forma passiva ( esperando seu cliente entrar na sua loja), ou agir de forma ativa ( provocando esse encontro e motivando-o a comprar cada vez mais).
Se você não tem os dados dos seus clientes, não se desespere o importante é que agora você comece a tê-los, afinal "antes tarde do que nunca", mãos a obra !A PROPÓSITO, DEIXO PARA VOCÊ UMA FRASE:O único lugar onde o SUCESSO vem antes do TRABALHO é no dicionário !Espero ter te ajudado.
Até nosso próximo encontro.
Um abraço
"ALTEMARKETING"
contato: altemarketing@bol.com.br
sábado, 20 de fevereiro de 2021
O VALOR DO RECONHECIMENTO
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes na varanda.”
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
DO QUE VOCÊ IRÁ SE ARREPENDER
Marshall Goldsmith*
Quais são os grandes arrependimentos que as pessoas levam consigo ao encerrar suas carreiras?Essa é uma ótima pergunta. Uma pessoa sábia aprende com a própria experiência vivida e com a de outras pessoas também. Logo, a melhor forma de responder a essa questão é perguntando a quem já passou por essa etapa.
John Izzo é autor de um livro chamado The Five Secrets You Must Discover before You Die (Os cinco segredos que você precisa descobrir antes de morrer, em tradução livre).
A obra é baseada em 250 entrevistas realizadas junto a pessoas cuja faixa etária variou de 59 a 106 anos de idade.
Os entrevistados foram solicitados a refletir sobre suas vidas e carreiras. Embora a amostra fosse bem diversa, variando de barbeiro a CEO( O executivo nº 1 da empresa), os temas que emergiram foram claros.
A primeira conclusão que o autor tirou é que as pessoas não se arrependem de seus fracassos e que a maioria lamenta não ter arriscado mais.
Muitos seguem as carreiras com medo de fracassar, mas Izzo descobriu que tentar e falhar é algo com o qual conseguimos lidar.
As pessoas mais felizes sentiam que tentaram realizar seus sonhos e cresceram, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Logo, parece que nos arrependemos mais por não termos tentado realizar um sonho, do que por falhar ao tentar realizá-lo.
Isso é especificamente interessante porque a maioria de nós pensa que fracassar é a pior coisa que pode acontecer mas, no final das contas, não tentar ou permanecer na zona de conforto de nossas carreiras é exatamente o que nos preocupa.
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é atualmente um tópico tão relevante no mundo dos negócios que eu, particularmente, fiquei interessado em saber de que maneira essas entrevistas poderiam nos ensinar a conduzir as escolhas que fazemos.
O que Izzo descobriu é complexo: enquanto muitas pessoas se arrependem de ter se focado muito no trabalho, em detrimento dos relacionamentos e buscas pessoais, outros fizeram o mesmo sacrifício mas não se arrependem.
O pesquisador diz: "O que ocorre é que ao navegarmos pelas escolhas disponíveis para equilibrar vida profissional e pessoal, todos nós temos uma voz interior conversando conosco.
Àqueles que essa voz diz que há excesso de sacrifício ou que não estão sendo verdadeiros com si mesmos, os arrependimentos são profundos".Resumindo: se você acha que o binômio trabalho-vida pessoal não está funcionando direito, é porque provavelmente não está mesmo.
Nas entrevistas, muitas pessoas disseram que consideram importante aprender e crescer na vida profissional I e que quanto mais nos mantemos aprendendo, mais sucesso obtemos. "Basicamente, essas pessoas nunca ficaram presas a rotinas; estavam sempre tentando aprender com pessoas mais experientes e inteligentes", diz Izzo.
O item mais importante que o autor aprendeu sobre "os arrependimentos" é a importância de ser verdadeiro com si próprio.
Muitos entrevistados disseram que, analisando o passado, lamentavam ter sido muito influenciados pela opinião dos outros. E disseram como consideravam, hoje, absolutamente crítico seguir sua própria definição de sucesso. Por exemplo, não aceitar a promoção ou emprego porque outros disseram que essa é a ordem natural das coisas ou perguntar a si mesmo se esse é o passo que deseja tomar.Uma última lição aprendida das pessoas entrevistadas: status e poder não são itens que causarão saudade quando olharem para trás.
Em vez disso, muitas pessoas disseram que são as coisas para as quais se doaram e as pessoas que ajudaram a crescer, que darão a elas a sensação de satisfação.Por fim, o comentário do barbeiro entrevistado: "A definição de sucesso não é representado pelo dinheiro na sua carteira e sim pelo número de almas que você tocou."Uma curiosidade: tanto o barbeiro quanto o CEO entrevistados pensam da mesma maneira sobre isso.
*Fonte: Harvard Business On-line - junho de 2008Páginas 12Goldsmith, MarshallO autor trabalha com mais de 80 CEOs de corporações em todo o mundo e escreve no blog Ask the Coach da Harvard Business On-line.
Vale a reflexão
abraço
"ALTEMARKETING"
CONTATO: altemarketing@bol.com.br
domingo, 14 de fevereiro de 2021
MAMÃE QUERIDA IRACI
Sempre pensei, que se fossem convidados as mentes mais brilhantes do Planeta, os prêmios Nobel de todas as áreas para juntos pensarem uma fórmula que pudessem materializar o amor de uma mãe, certamente concluiriam que para transformar o mundo, não precisariam de litros da fórmula, bastaria uma única gota que seria o suficiente, tão grande é sua força e poder.
Hoje, 14/02/2021 Valentine´s Day (dia
dos namorados no Estados Unidos), representando o amor, e também Domingo (na
semana do carnaval), representando a alegria, o Céu entrou em festa, pois
recebeu minha mãe.
Fica a lembrança da comida da mamãe, do amor, carinho e preocupação que tinha pela família, de sua fé, de
comemorarmos ao mesmo tempo o ano novo e seu aniversário (ela nasceu em 01/01/1936), fica a lembrança da sua perseverança quando queria
uma coisa, essa era sua “marca registrada”. Tenho também na memória a lembrança
de minha mãe tocando Acordeom (sanfona),
lendo partitura (só quem toca um instrumento sabe o quão é difícil decorar e
saber às notas), mas mamãe sabia.
Podia também pensar na mamãe, como uma criança pura, sem mágoa de ninguém e se tinha suas excentricidades, era dela. Não fazia fofoca, não queria o mal de ninguém e mesmo que magoada e ofendida, deixava passar, e sem o menor rancor nem lembrava que tinha sido magoada e ofendida por aquela pessoa.
Nos últimos anos, a saúde da mamãe, foi se
dissipando, mas sua saúde era monitorada por excelentes profissionais: passava com o Pneumologista pra cuidar de uma
D.P.O.C (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica),
passava com Cardiologista pra acompanhar a Fibrilação Atrial, passava com o Oftalmologista para acompanhar o Glaucoma, (inclusive também, operou os 2 olhos de Catarata), passava com a Fonoaudióloga e com o Otorrino (fazia uso de 2 aparelhos auditivos). Tomava remédios para dores na
coluna e também para o estomago, devido a tanta medicação. Era também assistida pelo ICESP - Hospital do Câncer de S.Paulo, (retirou um tumor a 15 anos atrás do seio direito, e mais recentemente no ano
passado do seio esquerdo).
Talvez possa parecer que isso tudo pudesse
tirar a alegria dela de viver,
absolutamente não, mamãe mesmo
com 85 anos, sempre se maquiava, e adorava usar suas roupas de “onçinha” (Animal Planet).
Eu tive o privilegio de ter vindo nessa vida seu filho, tive o privilegio de poder cuidar dela, de cozinhar pra ela. De poder com carinho e cuidado na hora certa, dar-lhe os mais de 20 remédios por dia, além de estar sempre ao seu lado levando ora em consultas ora em exames, procurando fazer o possível para amenizar sua dor e proporcionar um tempo maior de vida.
Mas me culpo por não ter conseguido mais tempo. Mamãe, morreu em meus braços, após eu ter dado o lanche e o remédio das 20 horas, ela arqueou o corpo para eu colocar a frauda como fazíamos todos dias, e o baixou simplesmente em silencio, de forma serena, fechou os olhos, nem tive tempo de me despedir.
Mamãe, quero que saiba, que enquanto eu viver
e respirar, estarei lembrando de nossos
momentos juntos e como eu queria que soubesse o quanto eu te amava, sei que
pude dizer isso varias vezes e pude também ouvir da Sra. mas gostaria de
ter dito muito mais.
Me perdoe por não ter conseguido que a Sra. vivesse por mais tempo, e por não ter sido o melhor filho do mundo.
Que Deus a receba em sua Glória, descanse em paz mamãe querida Iraci.
Amém!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
1ª PARTE : O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER E CONQUISTAR SEUS CLIENTES?
_ “Eu não te conheço, não conheço sua empresa, não sei que produtos e serviços vende, não conheço a qualidade de seus equipamentos, não conheço a qualificação dos seus funcionários, não conheço quanto tempo de experiência você tem no ramo, não conheço quantos clientes tem, não conheço seus clientes, não conheço a satisfação de seus clientes, nunca recebi uma correspondência ou um telefônema de sua empresa. Agora o que você quer mesmo me vender”?
A PROPÓSTO, CONVIDO VOCÊ PARA UMA AUTO- ANÁLISE, PERGUNTANDO A SEGUINTE COISA A VOCÊ MESMO:
"EU TENHO UM DEPARTAMENTO OU UM NEGÓCIO E PORQUE EU ESTOU AQUI?"
Parou para pensar alguma vez, nisso? Já se fez essa pergunta?
Certamente, se você responder essa pergunta lembrando do momento que você idealizou seu negócio ou até mesmo departamento, você vai concluir que sua Missão não é simplesmente o que você faz por exemplo se é vender ou prestar o serviço ( do tipo açogueiro – vende carnes, sorveteiro- vende sorvetes, etc, etc). A missão é algo mais complexo é prestar o melhor serviço, dentro do seu ramo visando a satisfação do seu cliente ( lembra? Não foi na verdade isso que você pensou quando resolveu montar seu negócio?.)
Se você tem acompanhado este blog, certamente já leu boas informações que te ajudarão a entender seu negócio ( seja ele o que for e qual tamanho tiver).
Para não ficar um Post, muito grande, vou dividi-lo entre hoje e a semana que vêm.
1) O que fazer;
2) Ações Práticas Fidelizar e Conquistar;
O QUE FAZER:
Entenda seu negócio e tenha equilíbrio nos 4 P´s:
P de PONTO DE VENDA : bem localizado; regularidade no atendimento ( hora de abrir e hora de fechar); ambiente bem organizado; ótimo atendimento; telefone fixo para contato; e-mail;
P de PRODUTO : Qualidade e Variedade de produtos para diversas necessidades ;
P de PREÇO: Produtos para diversos “bolsos”; e preços compatíveis com o mercado e concorrência;
P de PROPAGANDA OU PROMOÇÃO: Fazer uma boa divulgação, ter parcerias com seus fornecedores.
Essas 4 “variáveis” devem estar juntas em equilíbrio, note que se você tirar uma delas, já diminui a chance de sucesso.
Vamos definir agora o que você quer e qual sua maior necessidade:
A - MANTER OS CLIENTES E FIDELIZÁ-LOS:
Voce já está algum tempo nesse local, já tem uma clientela e gostaria de manter mais ainda esses clientes e ainda fazer com que eles comprem mais e indique você (fidelização).
B- CONQUISTAR MAIS CLIENTES:
Você tem um negócio com os 4 P`s bem equilibrado e precisa aumentar seu faturamento. (importante: Não existe mágica de querer atrair seu cliente para um “Buraco” você não vai conseguir enganá-lo por muito tempo, por isso você tem que ter os 4 P´s em equilíbrio, antes de pensar em consquistar mais clientes).
C- AS DUAS COISAS FIDELIZAR OS ATUAIS CLIENTES E CONQUISTAR NOVOS:
Bem, antes de começarmos é necessário que você entenda seu negócio:
CLIENTES:
Quantos clientes Ativos ( aqueles que regularmente compram) você tem ?
Qual o dia e horários de maior procura desses clientes na sua loja?
Quais os dias e horários de maior movimento na sua loja?
Como é dividido em percentuais seus Clientes Ativos, Inativos, Rotativos, Eventuais: ATIVOS: Compram sempre se você sabe quem são;
INATIVOS: Já foram clientes, mas faz tempo que não voltam;
ROTATIVO: Passam de vez em quando, mas você os conhece;
EVENTUAIS: Clientes de passagem.
PRODUTOS:
Quais produtos são mais vendidos;
Quais são mais procurados e você não tem?;
Quais produtos ficam “encalhados”?.
CONCORRENTES:
Quem são, o que tem de melhor que você e o que tem de pior (Produtos, Promoções, Preços, Ponto de venda).
FORNECEDORES:
Quem são e quais pode contar como parceiros. Por exemplo: Se você tem um banho e tosa, necessita de uma boa empresa de lacinhos e gravatinhas, com ótimo preço e atendimento, não é?
FUNCIONÁRIOS:
O que cada um tem de bom? (perfil de colaboração, personalidade, cultura).
O que precisa melhorar ? (procure em suas reuniões individuais com cada um deles, mantê-los informados de sua opinião e acompanhe a evolução de cada um).
Quais os dados de contato? (Claro, mantenha os dados deles de contato atualizados porque você pode precisar endereço, telefone fixo, celular, e-mail etc).
Deixo você então se preparando com essas “tarefas” para “conversarmos” na semana que vem com as SUGESTÕES PRÁTICAS de fidelização e conquista.
Até nosso próximo encontro.
Um abraço
"ALTEMARKETING"
Contato: altemarketing@bol.com.br
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS II
MÚSICA CLÁSSICA:
Afinal, quem não gosta de “respirar um ar cultural” diferente do que está acostumado, não é mesmo?
Sua “missão” teve coroado êxito sobretudo porque atingiu uma grande parcela da população que “desconhecia” o bonito e se surpreendia com a beleza das músicas por ele interpretadas.
Guardadas as devidas proporções, eu também gostaria de contribuir apresentando MÚSICAS CLÁSSICAS maravilhosas que diria, vale a pena você entrar em cada uma pelos links do youtube e até mesmo decorar o nome para surpreender quem um dia te perguntar quem fez? Certamente você irá arrasar mostrando sua cultura musical !
Mozart (Wolfgang Amadeus Mozart)
https://www.youtube.com/watch?v=H7hGiZ579cs
https://www.youtube.com/watch?v=9E6b3swbnWg
Bach- minuet in G major
Air On The G String
https://www.youtube.com/watch?v=GMkmQlfOJDk
ADAGIO in G Minor
Bolero de Ravel
https://www.youtube.com/watch?v=Q4wb11w0ZHQ
Johann Pachelbel
Canon in D Major
https://www.youtube.com/watch?v=8Af372EQLck
Carmina Burana ~ O Fortuna
sábado, 6 de fevereiro de 2021
O SILÊNCIO PODE SER PODEROSO !
Vale a reflexão!
um abraço
"ALTEMARKETING"
Contato: altemarketing@bol.com.br
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
PREVISÕES FURADAS I
Saúde:"Para a maioria das pessoas, o uso do tabaco tem um efeito benéfico."Ian MacDonald, cirurgião americano, em 1969.
Arte e música:"Nós não gostamos do som deles. Grupos com guitarras estão entrando em decadência." Decca Records, ao rejeitar os Beatles, em 1962.
"Careca, magro demais. Dança um pouco”.Avaliação de um alto executivo da MGM rejeitando a contratação do rapaz chamado Fred Astaire.
“É melhor você fazer um curso de secretariado ou arrumar um marido”.Da diretora da agência de modelos Blue Book Modeling a Norma Jean Baker em 1944, rejeitando aquela que 2 anos depois seria contratada pela Twentieth Century Fox com o nome artístico de Marilyn Monroe.
Computadores e tecnologia:“Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa”. Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp. (DEC), fabricante de computadores mainframe computers, discutindo os computadores pessoais, em 1977.
"Mas... para o que serve isso?"Robert Lloyd, executivo da IBM, sobre o microprocessador, em 1968.
"Eu viajei por todos os cantos deste país e conversei com as melhores pessoas, e posso assegurar a você que o processamento de dados é uma moda e não vai durar até o final do ano".Editor responsável por livros de negócios da Prentice Hall, em 1957.
"Esta coisa de antitruste vai passar".Bill Gates, fundador da Microsoft (data não disponível).
“O potencial mercado de máquinas de cópia é de, no máximo, cinco mil (unidades).” IBM, para os eventuais fundadores da Xerox, dizendo que as fotocopiadoras não teriam um mercado tão grande que justificasse a sua produção, em 1959.
"Tudo que pode ser inventado já foi inventado".Charles H. Duell, oficial do escritório de patentes dos Estados Unidos, em 1899.
“Qualquer um familiarizado com o assunto vai reconhecer isso como um evidente fracasso” Henry Morton, presidente do Instituto de Tecnologia Stevens, sobre a lâmpada elétrica de Thomas Edison, em 1880.
“A energia atômica deve ser tão boa como os explosivos de hoje, mas é improvável que produza algo muito mais perigoso”.Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, em 1939.Internet e comunicação por satélite:“A transmissão de documentos por cabos de telefone é possível, em princípio, mas o aparato requerido é tão caro que nunca irá se tornar uma proposta prática”.Dennis Gabor, físico britânico e autor de Inventing the Future, em 1962.
“A compra à distância, apesar de ser completamente possível, irá fracassar - porque a mulher gosta de sair de casa, segurar a mercadoria, gosta de estar apta a mudar a sua intenção”. Revista Time, descartando as compras online antes mesmo de se ouvir falar nelas, em 1966.
“Não há praticamente nenhuma chance dos satélites espaciais de comunicação serem usados para prover melhores serviços de telefone, telégrafo, televisão ou rádio dentro dos Estados Unidos”. T Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, em 1961 (o primeiro satélite comercial de comunicações entrou em serviço em 1965).LEMBRE-SE SEMPRE DISSO:"Impossível é uma palavra grande que pessoas pequenas usam para te oprimir."
Um abraço
ALTEMARKETING