É comum encontrar no segmento varejista, proprietários de Pontos de Vendas (PDV´S), me perguntando sobre como o Marketing pode ajudá-los.
Na verdade, encontro nesses amigos empresários até um certo interesse sobre o tema, mas suas dúvidas, levam-me a crer como diz o Mineiro que “ eles ouvem o galo cantar, mas não sabem nem por onde começar a procurá-lo.”
A curiosidade aumenta ainda mais, quando grandes fornecedores (Multinacionais de Medicamentos/Rações/Acessórios etc), citam durante a abordagem alguma nomenclatura atiçando-os ainda mais em suas dúvidas.
Em relação a parte que me toca, fico lisonjeado de ter a confiança deles e poder ajudar, por isso decidi de uma forma mais ampla através do Blog, tirar algumas dúvidas.
Vale mencionar, que pessoalmente sou avesso a nomenclaturas, inclusive escrevi em um post há algum tempo sobre isso, com o título TEORIA DA SIMPLICIDADE, vale a pena ver:
http://altemarketing.blogspot.com/2019/01/teoria-da-simplicidade.html
Bom, mas voltando as dúvidas, percebo que a confusão atual está entre os termos TRADE-MARKETING, MERCHADISING E SHOPPER MARKETING (onde acaba um e começa outro), todos em especial voltados ao PONTO DE VENDA (por isso a importância para esses empresários).
Bom, mas voltando as dúvidas, percebo que a confusão atual está entre os termos TRADE-MARKETING, MERCHADISING E SHOPPER MARKETING (onde acaba um e começa outro), todos em especial voltados ao PONTO DE VENDA (por isso a importância para esses empresários).
Ah, antes que alguma pessoa admiradora da "gelada" pergunte, para a tristeza, SHOPPER não tem nada a ver com "CHOPP"...
Para entender essas nomenclaturas, vamos relembrar um pouco sobre Marketing:
Podemos dividir o Marketing em uma linha imaginária chamada MASSA (maior quantidade de clientes a se atingir, ou seja nosso Target), voce tem então ações ACIMA DA LINHA (Above the line) e ABAIXO DA LINHA (Below the line) a saber:
Ações Acima da linha (Above the line) estão relacionadas com MÍDIAS (canal de comunicação) de grandes coberturas Ex: Televisão, Rádio, Jornais, Revistas, Out Doors, Bus Doors (aqueles anúncios nos ônibus), etc. VANTAGEM: De uma vez atinge um número grande de clientes em potencial (prospects). DESVANTAGEM: È uma ação de impacto que não fideliza o cliente.
Ações Acima da linha (Above the line) estão relacionadas com MÍDIAS (canal de comunicação) de grandes coberturas Ex: Televisão, Rádio, Jornais, Revistas, Out Doors, Bus Doors (aqueles anúncios nos ônibus), etc. VANTAGEM: De uma vez atinge um número grande de clientes em potencial (prospects). DESVANTAGEM: È uma ação de impacto que não fideliza o cliente.
Ações Abaixo da linha, (Below the line) são as ações que visam atingir cada cliente de uma forma mais individual (não enquanto grupo/massa). VANTAGEM: Fideliza o cliente com mais chances de retê-lo em sua empresa. DESVANTAGEM: é um processo mais demorado (as vezes bem demorado). Fazem parte dessa estratégia: Marketing de Relacionamento / Marketing Direto, Trade-Marketing, Mershadising, Shopper Marketing, etc.
Em se tratando de Marketing de Relacionamento/ Marketing Direto, já abortei esse assunto vale a pena ver, o título é O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER E CONQUISTAR SEUS CLIENTES? e para facilitar dividi em duas partes:
PARTE 1
http://altemarketing.blogspot.com/2019/02/1-parte-o-que-voce-tem-feito-para.html
PARTE 2
Nessa semana você vai se inteirando com os Posts sugeridos, e na semana que vêm, vou detalhar sobre TRADE MARKETING, MERCHADISING E SHOPPER MARKETING, aguarde.
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