domingo, 18 de junho de 2017

ATENÇÃO DEFENDA-SE

Em minhas andanças pelos Pet Shops, tenho prestado muito atenção por exemplo na prática de algumas empresas que vendem produtos para Banho e Tosa.

Conheça os artifícios mais utilizados por essas "empresas" para enganar os empresários de Pet Shops, Clinicas Veterinárias ou Banho e Tosa:

 1 - PREÇO UNITÁRIO MENOR     
1.1  Há empresas que sabem que tem um produto com custo de produção barato, vendendo a um valor correspondente justo (também barato) ou seja não  ludibriam o empresário, apenas o convence (e ai que está o erro) que o cliente deles que leva o animalzinho para ser cuidado, não merece ter um lacinho e gravatinha de qualidade.
Normalmente são produtos de baixo custo de produção utilizando:  fitas tingidas (que podem desbotar),  lastex (elásticos finos que podem machucar o animalzinho), anilhas metálicas (argolas de ferro), acabamento mal feito na ponta da gravata (permitindo desfiar) ou alinhavado aparecendo na costura do produto. ( feito a mão de forma precária).

CUIDADO ! o mercado é bastante concorrido, e a qualidade dos lacinhos e gravatinhas pode ser o diferencial para seu cliente ir para o concorrente !
 É importante esse alerta porque, o empresário desavisado, prestará atenção no valor final da caixa (Empresa A: R$ 16,00 e Empresa B: R$ 12,00 = R$ 4,00 a menos . Mas se fizer as contas verificará que não compensa essa "falsa economia", que é de  0,10 centavos de diferença no produto. 

Empresa A : produto de QUALIDADE ( Caixa  R$ 16,00 com 40 gravatas = preço unitário 0,40 centavos)
Empresa B: produto INFERIOR ( Caixa R$ 12,00 com 40 gravatas = preço unitário 0,30 centavos)


LEMBRE:SE
Se o empresário economiza  naquilo que o cliente vê, ( na hora de entregar o animalzinho para o cliente, depois que ficou mais de 1 hora cuidando dele), imagina o que o cliente vai pensar naquilo que ele não vê ( qualidade da água, shampoo, lâminas, toalhas etc). Pense nisso ! ainda mais  considerando  que um banho e tosa que custa em média R$ 20,00 a R$ 30,00,  será  investido apenas  0,10 centavos  a mais na gravata  para ter um produto de qualidade que vai complementar o carinho dispendido pela clinica ou Pet Shop.


2 – PREÇO UNITÁRIO MAIOR

2.1 TRUQUE DO PREÇO BAIXO ( MAS NA EMBALAGEM  PEQUENA)

São  empresas que adoram ludibriar o cliente, as vezes tem até produtos bem feitos e bonitos, mas utilizam da ilusão do  preço baixo ( oferecendo embalagens pequenas com menos quantidade do produto).
Dica para desmascarar:  basta você dividir o valor cobrado pela quantidade que você descobrirá o preço unitário e a farsa:

Empresa A : Caixa R$ 16,00 com 40 gravatas = preço unitário 0,40 centavos.



Empresa “B” - caixa ( O VENDEDOR DIZ QUE É "APENAS)  R$ 8,00 / porém quantidade 10 gravatas ou seja R$ 0,80 centavos cada gravata

P.S ( o dobro do preço unitário da Gravata da empresa A, mas o empresário só descobrirá a "farsa do preço baixo" (apenas R$ 8,00 lembra?) quando fizer a conta.

2.2 TRUQUE DA VENDA DE VARIAS “EMBALAGENS" PARA TER VÁRIAS CORES

Ah, aqui o "Golpe" continua:
O empresário acha “barato” R$ 8,00 (como vimos anteriormente) e percebe que a embalagem contém  apenas uma cor, então ele se vê na necessidade (sendo convencido pelo vendedor) a comprar várias embalagens do produto  de cores diferentes.

2.3 MILAGRE DO PRAZO E DO DESCONTO

Depois que o empresário "caiu" direitinho no truque 2.1 (da embalagem pequena) e 2.2 (comprar várias embalagens para ter várias cores), a compra é fechada com “chave de ouro” pois o empresário já gastou um valor alto (desnecessariamente ), então para se posar de bom moço o vendedor da empresa B, ainda dá 30 dias de prazo e também até um descontinho...(como se tivesse fazendo um grande favor).

Veja um exemplo:

GRAVATA EMPRESA A: Preço unitário R$ 0,40 x 40 gravatas sortidas ( 8 cores) = R$ 16,00 ( a vista)

GRAVATAS EMPRESAS B:
Preço unitário R$ 0,80 x 10 gravatas DE UMA ÚNICA COR igual a R$ 8,00, mas o empresário necessita  que tenha 8 cores (igual a caixa da empresa A), então desembolsa 8 vezes R$ 8,00 ou seja R$ 64,00


AGORA QUAL SUA OPINIÃO?

A) Você acha que o empresário está fazendo um MELHOR NEGOCIO, pagando R$ 64,00 (para 30 dias) ou  R$ 16,00 ( a vista), para ter gravatas em 8 cores diferentes?

B) Citamos gravatas, que a empresa B  vendeu,  mas inclua também, laços de orelhas, gargantilhas, laçarotes de pescoço, de diversos tamanhos (pequenos, médios e grandes). Agora imagine o tamanho da  conta com todos esses itens que a empresa B vai "lucrar" usando artifícios que infelizmente o empresário desavisado, ingenuamente "caiu". Pergunto: Sendo ludibriado, é melhor ser cliente da empresa  B porque  essa dá  30 dias de prazo e desconto?

C) Se o empresário optar em pagar os R$ 16,00 a vista,  acha justo que ele (ou o funcionário) critique a empresa A (que é honesta vendendo qualidade a um preço justo), por não dar os mesmos 30 dias de prazo que a empresa B dá ?


LEMBRE:SE
Ninguém faz milagre, desconfie da empresa que dá prazos milaborantes e descontos.

Vale a reflexão

 
ALTEMAR FERREIRA*

Altemar Ferreira, é Executivo da COSI BELLA, (Produtos com Beleza e Qualidade, desenvolvidos com máquina, elásticos de primeira linha, costurados com nylon 0,35 mm), uma empresa séria, que se orgulha de ter clientes exigentes, inteligentes e que sabem valorizar o que é correto e certo.