sábado, 5 de junho de 2021

O QUE PODE TER EM COMUM UMA SIMPLES PADARIA E SUA EMPRESA?

Perto da minha casa, há uma padaria que compro pãezinhos sempre quentinhos.
O Sr. Manuel, já é um velho conhecido com sua costumeira caneta atrás da orelha e como bom português é muito simpático e procura ser sempre atencioso.
Nesse final de semana, fui até sua padaria e me deparei com um pequeno cartaz “mudamos para a Rua Tal, nº tal” . Como eu sou cliente dele e o novo endereço e o número não eram muito distantes, fui até o local, e confesso fiquei surpreso:
Uma padaria nova, com balcões de vidro, doces, bolos e salgados só pela aparência muito apetitosos. O Sr. Manuel era a alegria em pessoa e quando me viu, já foi logo falando:

_Ora pois, gostastes da nova Padaria Altemare. Contratei um confeiteiro direto de Lisboa, todos os móveis novinhos inclusive os equipamentos.
Parabenizei meu amigo, e aproveitei e perguntei:

_ Mas Sr. Manuel, me conte para quem o Sr. fez tudo isso?
E o Sr. Manuel,orgulhoso respondeu:
_Ora pois, para meus clientes.
Sinceramente, gostei da resposta, talvez em outros tempos, Sr. Manuel, diria que era para ganhar mais dinheiro, para vender mais etc, mas o Sr. Manuel havia melhorado como Empresário, e deu a resposta principal, tudo era para o CLIENTE.
Só faltou um detalhe:
O cliente, não sabia nada que o Sr. Manuel, estava planejando, nem tão pouco investindo ou preparando para melhor atendê-los.
Fiquei pensando, sobre isso, quantas empresas, inclusive aquelas de grande porte e multinacionais, investem em funcionários qualificados, parque industrial moderníssimos, programas de qualidade interna total e os clientes NEM SABEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
As empresas, perdem uma grande oportunidade de cativar ainda mais seus clientes e porque não dizer, conquistar novos clientes, pelo simples fato de não divulgarem o que estão fazendo para melhor atendê-los.
O fato de ter qualidade constatada, não significa que a empresa deve, estacionar no tempo e não investir mais em tecnologia, equipamentos e não é vergonha nenhuma mostrar ao mercado que está evoluindo e prestando atenção no que tem de melhor para os clientes.
Mas, o Sr. Manuel me deu uma grande novidade, estava preparando uma filial em outro bairro, pude então explicar a ele, as maravilhas do Marketing de relacionamento (cadastrando os clientes e seus hábitos de consumo), Marketing Direto ( enviando correspondências e jornais com promoções), Marketing Institucional (anúncios e assessoria de imprensa divulgando suas instalações e produtos), Trade Marketing (ações no ponto de venda, merchadising, degustação etc).
E o melhor, tudo poderia ter o apoio, patrocinado pelos fornecedores, afinal ninguém melhor do que eles, para desejarem o sucesso do Sr. Manuel, afinal se ele vendesse mais todos ganhariam.
Sobre isso, percebo que muitas empresas, não contam com essa possibilidade, pelo simples fato de sequer tentarem. Certamente, se o fizessem, encontrariam dentre os respectivos fornecedores, aqueles que gostariam de participar do sucesso de suas empresas clientes, claro se fossem convidados para isso.
É muito importante , seus clientes saberem que sua empresa investe e se preocupa em atendê-los cada vez mais e melhor e isso independe do porte da empresa, se é uma padaria ou uma grande empresa ou multinacional.

Vale a reflexão !

Um abraço

ALTEMARKETING

Nenhum comentário: