domingo, 28 de março de 2021

A INCRÍVEL ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS

O último post propositalmente abriu um precedente importante, para discutirmos sobre esse tema. Recebi vários e-mails, confirmando a existência do “modus operand” apresentado no gráfico.
Parte desses e-mails tinham seus relatos como expectadores, a outra parte assumia sim que eram protagonistas e que colocavam em prática, afirmando que utilizá-lo era questão de sobrevivência.
Polêmicas a parte, gostaria de me concentrar na questão solução de um problema:
Diria que resolver um problema por mais óbvio que isso possa parecer, é antes de tudo QUERER !
Sem dúvida, esse QUERER não é fácil, afinal vivemos em um mundo onde nossas funções são bem restritas e correr riscos identificando “uma bomba” e mexendo nela pode ser perigoso.
No entanto, cada vez mais se faz necessário um perfil de profissional generalista, capaz de não estar apenas focado no ramo que atua, mas sim ter uma visão ampla do negócio e da situação e isso não importa se você é de T.I, área Financeira, Marketing, Administrativa, Comercial etc.
Pergunte a você mesmo, seria capaz de tentar resolver algo que não diretamente esteja relacionado a você?
E se desse errado, seria capaz de admitir o erro perante todos?
Você é daqueles que arriscam ou é daqueles que preferem ficar no anonimato, não se expondo, não correndo riscos ?
Saiba, que não é demérito não arriscar ou deixar para os outros arriscaram ( afinal pode ser que alguém tem mais conhecimento que você).
O que é demérito, é você ver o problema e fingir que não viu, ou ainda por insegurança, achar que não tem capacidade para solucioná-lo.
O bom profissional tem que saber avaliar e ser audacioso, não ter medo de errar, afinal só erra quem faz como diz o ditado.
Mas lembre-se: se for para mexer em algo, recomendo que saiba o que está fazendo para que se errar, tenha boas justificativas. Se você sabe o que está fazendo ou acha que sabe, não tenha medo de tentar.
Ainda no campo dos ditados, existe um que adoro: “ A oportunidade favorece a mente preparada”, ou seja aumentar as chances de êxito, depende do quão preparado você está.
Finalizo com uma percepção:
Cada vez mais as empresas não estão mais em busca do perfil de profissional “Super Homem” que para salvar a mocinha, entra parede a fora, quebrando tudo, ou seja resolve o problema, mas a custo de alguma coisa, o que buscam é a capacidade do profissional em reunir informações suficientes ( isso chama-se trabalho em equipe), para a solução.

Vale a reflexão.

Um abraço

“ALTEMARKETING”


CONTATO: altemarketing@bol.com.br

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