quarta-feira, 17 de março de 2021

POR QUE ÓTIMOS PROFISSIONAIS SÃO DEMITIDOS

O MUNDO COORPORATIVO:

Outro dia, me fizeram uma pergunta muito interessante:


Muitos profissionais, são inteligentes, tem grande conhecimento técnico, gostam de trabalhar e das empresas que trabalham, (literalmente vestem a camisa), chegam cedo e saem tarde, são honestos e ótimos nas soluções dos problemas da organização (muitas vezes resolvem problemas a pedido dos superiores, que não diretamente estariam ligados a ele ou ao departamento). Seus trabalhos, chamam a atenção positivamente, muitas vezes, são elogiados pela Diretoria tendo a confiança deles, são dedicados, seus nomes são sinônimos de trabalho, tem boa índole, não querem prejudicar ninguém, procurando apenas fazer bem feito aquilo que se propõem ou pedem para eles fazerem, mesmo assim são demitidos. Qual a razão??


Inicialmente, eu diria que um grupo incomodado, pode influenciar a Diretoria a tomar essa decisão de demiti-los na menor falha, mesmo sendo esses profissionais comprometidos com o trabalho.


O mundo coorporativo, está repleto de desconfianças, inveja, ciumes e de pessoas que ficariam torcendo para esses bons profissionais “caírem", até mesmo como sendo forma de defesa deles.


Esses profissionais competentes, tem quase que a “missão”, de provar a esse outro grupo, que apenas trabalham bem, e não quer mal e nem  tem o sentimento de prejudicar ninguém.


Há também, situações conflitantes na administração, quando a pedido de um superior o profissional é solicitado a fazer a tarefa que seria de outra pessoa ou departamento.


Nesse caso, aquele que tem sua área “invadida” sente-se prejudicado com o sucesso do outro e aquele que foi “convidado” a fazer determinada tarefa que em teoria pertenceria a outra pessoa ou área, sente que está sendo testado, e seu erro, significaria incompetência para atender uma solicitação superior.


Notadamente, esses pedidos da chefia, para obter a solução através do outro colaborador podem ter em síntese 3 razões:



1 - A reação de ambos colaboradores, de forma que o sucesso de um, sirva de exemplo ao(s) outro(s) como fator motivacional; .



2 - Área ou profissional sobrecarregado que demandaria algum tempo para a nova tarefa, sendo que a Direção não pode esperar para ter a solução por isso pede a outro a intervenção;


3 – Confia no outro profissional, para uma rápida solução.



Qualquer que seja a situação, gostaria de passar algumas dicas:


1 – Equilíbrio emocional:

Muitas pessoas mudam quando são pressionadas, cada um reagindo de uma forma, alguns se desesperam e “travam”, outros vão para cima do problema até resolvê-los, isso é ótimo é verdade, (as empresas gostam de “tratores”), mas tem que ser um “trator” diferente, e aprender a olhar para o lado. É importante manter a serenidade e conhecer seus limites e de seus colegas, detectando uma falha, conduza a situação de forma a não parecer o “salvador da pátria”, mesmo que sua intenção seja apenas cumprir com sucesso aquilo que foi pedido .


2 - Trabalhar em equipe:


É importante o diálogo entre colegas e deixar claro, que está fazendo aquilo por pedido da chefia, mas que você propõe que os 2 possam fazem em conjunto ou buscar a solução em conjunto. Tenha o Feed-Back do colega se terá tempo para lhe ajudar e caso contrário, como ele entenderá sua intervenção.


Caso você tenha feito sozinho a tarefa, ao concluí-la apresente o resultado ao “dono” da área ou tarefa, participando-o de forma que opine e você possa levar ao conhecimento do superior solicitante, que mesmo você fazendo, pôde contar com a experiência do outro e que se descoberto algum erro, foi descoberto por ambos, que se ajudaram mutuamente.



Isso será muito produtivo para futuros trabalhos, no qual não te verão como “ameaça” .


3 – Relacionamento Interpessoal:

Pode ser um grande facilitador na busca de melhores resultados, contando com as pessoas a colaborarem com você espontaneamente ( isso é importante). Nesse sentido aprendi como é importante o relacionamento no trabalho.


Aquele simples e rápido “papo” no cafezinho, horário de almoço, reuniões informais, festas, tomam verdadeiras proporções, de forma positiva.

Esse relacionamento proporciona uma maior compreensão sobre você, permitindo que de forma positiva possam colaborar com o seu sucesso e em caso de você errar, estarão do seu lado, compreendendo a situação, e não mais “torcendo” para que você cometa erros.



Note como uma mesma característica, pode ser vista de formas diferentes, dependendo de quem a vê: em azul, o grupo que “gosta” de você ou que você se relaciona e em vermelho o grupo que “não gosta” de você ou que você simplesmente não mantém contato, muitas vezes até mesmo por certa timidez:




INSISTENTE: PERSERVERANTE / TEIMOSO


TRABALHADOR: DEDICADO / "PUXA-SACO"


RETRAIDO: TÍMIDO / ANTIPÁTICO


SOLUCIONADOR: COMPETENTE / CONVENCIDO


FOCADO: CONCENTRADO / ORGULHOSO



São apenas alguns exemplos, mas perceberam a diferença para a mesma situação?


Concluo dizendo que muitos profissionais, falham no aspecto relacionamento, mas tudo é um aprendizado, sendo importante se esse for o seu caso, você mesmo se alto corrigir e se dar a chance de mudar.


Sobre a importância de mudar, uma frase: 

"Você não pode ser como os Dinossauros, que foram extintos por não se adaptarem ao meio".


Espero que possa ter te ajudado e motivado você a superar sua timidez e se relacionar melhor.




Um abraço



ALTEMARKETING


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