sábado, 2 de janeiro de 2021

TEORIA DA SIMPLICIDADE

Modéstia a parte, em todos esses anos que passei sentado em bancos de Universidades e lendo livros de conhecidos autores, pude apreender alguma coisa sobre Marketing.
E para ser sincero, aprendo a cada dia encarando cada conhecimento, como um novo desafio, estudando e observando os mais experiêntes, procurando sempre me atualizar (é importante ao profissional a vontade de SE superar, cada vez mais).
Claro, ao longo do tempo deparei-me com muitas teorias e siglas, Buzz Marketing, marketing grassroots, trade Marketing, Móbile Marketing, benchmarking, After Marketing, CRM, B2B, B2C, BTL, ATL, Marketing Direto, Marketing Institucional, Cross Marketing, Marketing de Guerrilha, etc, etc, etc , isso para mencionar apenas algumas.
Olhando para trás, asseguro-lhes com certo conhecimento de causa, que no fundo o grande sucesso do Marketing, com todas essas siglas e teorias, se resume no que chamo de TEORIA DA SIMPLICIDADE.
Não que o Simples, seja fácil, muito pelo contrário, existe até uma máxima que diz que se o Simples fosse fácil, já tinham inventado uma música que substituísse o Parabéns para você ( adoro essa frase).
Mas pude perceber que todas as teorias e todas as técnicas tem em seu bojo uma razão de existência e se convergem num ensinamento: Tratar os outros como gostaríamos de sermos tratado.
A própria essência da definição do Marketing que busca a “satisfação do cliente através de um produto ou serviço” está implícito, que o cliente apenas quer isso: quer comprar o produto ou quer receber um serviço, e ficar orgulhoso de ter comprado ou contatado a empresa.
Outro dia, estava lendo um artigo, que vai ao encontro do que penso sobre o Marketing, neste artigo o colega de atitude ( posso dizer assim), que é famoso por ser o Camelô David ( vale a pena ler sobre ele na Internet), mencionava que é contratado por Multinacionais para dar palestras ensinando Marketing ( sem nunca ter freqüentado um curso) e olha que ele não cobra pouco não e a agenda dele está sempre lotada.
O que o Camelô David faz, é comprovar na prática à todos que acreditam APENAS nas teorias complexas que o sucesso mercadológico é uma reação a uma SIMPLES ação de:
*UM SORRISO;
*VONTADE DE ATENDER BEM;
*ENTREGAR O PRODUTO ADQUIRIDO CORRETAMENTE, COM O PREÇO CERTO E NA DATA COMBINADA.
Ou seja, o óbvio !!!
Fico me perguntando o que adianta para uma empresa alta tecnologia, CRM complexos, SAP, filiais, centenas de empregados etc, etc se não puderem oferecer isso aos clientes ???
Também, não é difícil pesquisar quantas empresas existem denunciadas no PROCON por sequer conseguirem fazer isso.
Notadamente, a justificativa das teorias, dos ensinamentos e treinamentos convergem para a preocupação dos empresários em ter cada vez mais os clientes satisfeitos e parece que aplicação da SIMPLICIDADE, fica cada vez mais distante, quando “teorizamos” demais as coisas, demorando para atendê-los.
Vale a reflexão !!!


um abraço
ALTEMARKETING

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns...perfeito seu texto e conveção das palavras.trabalhar com público sempre temos o dever de tratar muito bem o cliente.vou ler cada parte de sua página e levar essas palavras para meu cotidiano.