terça-feira, 19 de janeiro de 2021

VOCÊ SÓ PODE MELHORAR AQUILO QUE CONSEGUE MEDIR !!!

No último post, você leu sobre empresas que se “ suicidam pelo sucesso”, aquelas empresas que estão indo bem financeiramente porém estão a beira de “quebrar” lembra ??
Recebi, vários e-mails me perguntando: qual é solução ou maneira para se resolver esse problema?
Eu diria, que não há segredo, e a solução é bem simples chama-se INDICADORES CHAVES DE DESEMPENHO ou do Inglês KPI ( Key performance Indicator).
Vários são os exemplos de KPI´s:
Um deles é o da Aviação que ultiliza a taxa de ocupação da aeronave como KPI ou seja o número de acentos ocupados, divididos pelo número de acentos disponíveis, multiplicados por 100, resultando no percentual de ocupação.
Para você entender um pouco mais, por exemplo no ramo de Hotelaria, o KPI da taxa de ocupação dos Hotéis, (também calculada pelo número de apartamentos ocupados divididos pelos disponíveis multiplicados por 100), algum tempo atrás após o incidente de 11/9 alguns hotéis chegaram a 25%, depois de algum tempo a 45% de taxa de ocupação, claro bem melhor se comparado ao índice anterior, porém longe do ideal que era 80%. Talvez você possa me perguntar porque não 100% ?.
Alguns hotéis, sabem que se chegarem a 100% haverá a superocupação, acarretando estrangulamento em pontos importantes do hotel( piscina, restaurante, vestiários, quadras) que refletirão, na qualidade de atendimento e desgaste da imagem percebida da empresa. ( ops, olha o suicídio pelo sucesso aí ! )
Tenho certeza que você mesmo já se “impôs” alguns KPI´s por exemplo:
KPI´s da boa forma: Determinado peso que você não quer ultrapassar;
KPI´s do amor: Quantidade de ligações, torpedos ou e-mails que você recebe dele ou dela;
KPI´s financeiro: Determinado valor ou percentual do salário ou mesada que consegue poupar;
KPI´s da qualidade da ração do seu PET: Volume ou brilho dos pelos do seu animalzinho de estimação;
KPI´s da Balada: Quantidade de “gatos” e “gatas” naquele lugar;
KPI´s da Micareta: Quantidade de “ficadas” ou de beijo na boca que a dita cuja, “rendeu”.
Etc, etc.
Brincadeiras a parte, saiba que em uma empresa os KPI´s são muito importante e não só podem como devem ser determinados pelas diferentes esferas administrativas : KPI´s ESTRATÉGICOS (DIRETORIA), KPI`s TÁTICOS (GERENCIAL/GESTORES) E Os KPI´s OPERACIONAIS ( FUNCIONÁRIOS).
Exemplo de um KPI Estratégico : Diretoria da empresa “ X “ determina que a participação dela no mercado ideal considerando a estrutura da empresa se dará com os seguintes indicadores por exemplo:
KPI PRODUÇÃO: 1000 PRODUTOS DIA;
KPI VENDA: 600 PRODUTOS DIA;
KPI LOGISTICA: 250 PRODUTOS ENTREGUES DIA.
Exemplo de um KPI Tático da área de vendas dessa empresa : O gestor ou gerente, distribuie o KPI ( venda de 600 produtos dia) propondo metas nas esferas operacionais. É muito comum por exemplo incentivar vendedores com metas diferentes um dos outros de acordo com a performance (evitando desmotivar o vendedor que vende muito facilmente se tiver a mesma meta que o colega que está começando ou vice versa).
Exemplo de um KPI operacional de vendas: O vendedor experiente Antonio sabe que tem que vender 200 produtos dia, o José e o Pedro que estão indo muito bem melhorando a cada mês 150 produtos/dia cada um e o Joaquim que está começando 100 produtos/dia.
Percebe então que os KPI´s servem para medir os resultados ? E dessa forma toda empresa estará ciente dos objetivos e todos terão condição de avaliar os respectivos desempenhos.
Em outras palavras:
O nível estratégico, estipula as metas do nível tático que respectivamente estipulará as metas do nivel operacional, assim todos entenderão que não adianta uma empresa vender mais do que produz ou que possam entregar.
Agindo assim, certamente evitarão o “ suicídio pelo sucesso” .
Obrigado pelos e-mails e continuem entrando em contato !
Um abraço
“ALTEMARKETING’”

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