domingo, 14 de junho de 2020

POR QUE AS EMPRESAS "QUEBRAM" ?


Sem dúvida, há no mercado muitas empresas com produtos e serviços semelhantes.
Ao longo de minha carreira pude me deparar com muitas delas de ramos e tamanhos diferentes, percebendo uma certa similaridade entre elas.
È importante compreender que todas as empresas tem seus problemas, o que difere de uma para outra, é a maneira com que elas lidam com as soluções.

Notadamente, as empresas que falham tem em comum atitudes diria quase que sintomáticas que fatalmente as levaram ao mesmo diagnóstico de má administração e falência.

Algumas dicas que irão te ajudar a evitar os problemas mais comuns, nas empresas que “quebraram”:

1º SAIBA SEPARAR O “JÔIO” DO TRIGO:Observe bem seus funcionários, fornecedores, clientes.
Identifique os problemas e quais vale a pena manter relação comercial ou não.
Até as instituições filantrópicas ( que em teoria ajudam as pessoas) tem organização em sua administração.
É um erro a máxima “ Cliente tem sempre razão”, não é verdade, clientes também erram. !
Há clientes insolentes, mal educados, prepotentes que acham que porque estão pagando tem o direito de humilhar, tratar mal etc, assim como há os clientes mal pagadores que vivem inventando desculpa para não pagar o valor correto na data combinada.
A dica é “saia fora” desse perfil de clientes.
Isso fará com que no mínimo você tenha uma qualidade de vida melhor, trabalhando bem para quem precisa e não se desgastando com quem não mereça.

Por outro lado, avalie também sua postura em relação a seus fornecedores, afinal você é cliente deles, será que você não está também sendo insolente, chato, arrogante, prepotente ou ainda sendo mal pagador enrolando sempre seu fornecedor nunca podendo cumprir com o valor combinado e no dia combinado ?
Não vai me dizer que você também acha que por ser o dono do negócio e estar pagando, também pode tudo ? ( cometendo o mesmo erro que seu mal cliente comete com você).

Lembre-se: Seu fornecedor, assim como você está trabalhando e conta com seu pagamento. Cabe a você pedir o prazo necessário, os descontos necessários, mas depois de combinado você deve fazer a sua parte cumprindo o pagamento na data correta.


2º ORGANIZAÇÃO, EIS O SEGREDO:
Procure ter planilhas claras de contas a pagar e contas a receber.
Se você não tiver tempo, instrua alguém de sua confiança para organizar as datas do que terá que receber e do que terá de pagar.
De posse dessas informações, habitue um dia antes, no final do expediente você instruir seu funcionário para no dia seguinte receber de quem está combinado e pagar o que tem de se pagar, se for o caso tenha um fluxo de caixa que permita você na véspera já ter o valor a se pagar (dinheiro ou deixando o cheque assinado e pronto).

Dessa forma quem irá te pagar ou que tiver de receber de você, não precisará ficar te aguardando, seu próprio funcionário de confiança estando a par tomará as providências recebendo de quem tiver que receber e pagando quem tiver que pagar.

Não é raro empresários ter fama de “enrolados” e mal pagadores, mesmo tendo dinheiro e condições de honrar os compromissos, por falha de quem deveria corretamente assessorá-los.
Acompanhe e delegue a seu funcionário coisas burocráticas simples que você poderá no dia seguinte apenas confirmar com ele o que foi recebido e o que foi pago.

Lembre-se: Cabe a você se organizar e organizar sua equipe. Procure habituar-se a ser uma pessoa de palavra entregando o produto ou serviço na data e no preço que você combinou.
E também procure obter de seus clientes o cumprimento do valor no prazo combinado.


3º MANTENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM CLIENTES E FORNECEDORES:Saiba quem são seus clientes, o que compram, quando compram, porque compram, quanto gastam e quanto poderiam gastar. Tenha o histórico de cada um deles, através de um cadastro para que você possa acompanhar.

Saiba quem são seus fornecedores, produtos que vendem, prazos possíveis de pagamentos, descontos possíveis concedidos.

Não concentre seu faturamento apenas em um grupo de clientes , assim como você não deve ter um único fornecedor por produto.

Pode parecer absurdo mas 80% do faturamento de uma empresa está na mão de 20% dos clientes, ou seja não há um equilíbrio.
Da mesma forma, procure também ter outros bons fornecedores de um mesmo produto, não ficando “na mão” de apenas um ou outro.


4º RECURSOS HUMANOS É FATOR CHAVE DE SUCESSO:
O fato de você delegar, não significa que você deve deixar seu funcionário fazer tudo sem supervisão. Treinamento é importante, veja algumas etapas:

1- Tarefas são como obstáculos a serem alcançados, observe se seu funcionário está conseguindo superá-los.

2 - Aprimore seu funcionário com as tarefas ele mesmo perceberá que está crescendo em responsabilidade.

3 - Há sempre um limite de aproveitamento, situação onde o funcionário precisa ser treinado melhor para superar determinado obstáculo, fique atendo a esses limites.

4 – Deixe sempre claro a seus funcionários quais os direitos e deveres de cada um.


5º SEJA UMA PESSOA ACESSÍVEL :
Claro que já me deparei com:

1 – Pessoas que eram importantes mas não tinham tempo para nada pois eram desorganizadas (não sabiam fazer agenda, se organizar para receber e conversar com outras pessoas, vendedores, fornecedores e pior até mesmo com os próprios funcionários);

2 – Cá pra nós, também tinha aquelas pessoas que não eram nada (mas se achavam o máximo), mas também por desorganização não tinham tempo para nada.

3 - Pessoas que nunca trabalharam e quando fizeram já montaram um negócio próprio patrocinado pelo Papai, marido, irmão etc, se achando o máximo (adorando colocar nas fichas PROFISSÃO: EMPRESÁRIO);

4 - Em último, mas não menos relevante, os Universitários que nunca trabalharam, concluíram a faculdade e conseguiram empregos de GERENTE TRAINEE (também se achando o máximo perto dos outros).

Algumas dicas, para sua conscientização:

a) Quanto mais alto, seja empresário seja executivo, mais fácil será o tombo, e não faltará gente para lhe puxar o tapete;


b) Por mais que você tenha posses (mental, fisica, intelectual, financeira), lembre-se: o que de fato levamos nessa vida é a amizade e o carinho das pessoas.

Diante desses fatos, só me resta dizer a você: CONVERSE E SE RELACIONE.

a) Entenda o mercado e a melhor fonte é ouvir seus fornecedores e vendedores, tenha boa vontade em saber o que eles tem para lhe dizer ou mostrar.

b) O ambiente de trabalho é importante, converse com seus funcionários e veja o que eles podem sugerir para melhorar seu negócio.

c) Trabalhe muito sim, mas também saiba dedicar a sua família, ao seu amor, aos seus amigos, oferecendo o que há de melhor de você (não importa a quantidade e sim a qualidade do tempo para aqueles que você ama).

Tenho certeza que se você souber se organizar, se relacionar bem com o mercado, clientes, fornecedores e funcionários, e claro com seus entes queridos, amigos etc, sua chance de sucesso mais rápido será muito maior.

Vale a reflexão!
Abraço

"ALTEMARKETING"
Contato:
altemarketing@bol.com.br

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