quarta-feira, 5 de maio de 2021

PLANO DE MARKETING PARA COMÉRCIO EM BAIRRO

É comum meus amigos  comerciantes (padaria, lojas, cabeleireiros, dentista, clinicas veterinárias etc) me perguntarem sobre estratégia ou o que podem fazer para aumentar os clientes.

Alguns, até imaginam que pode ser muito complicado ou mesmo alto custo financeiro e quando começo a “dar dicas” percebem que não é nada complicado e também "cabe no bolso".

Mas, percebo que há um erro conceitual quando se pensa em plano de Marketing pois pensam que Marketing é só para empresa grande.

Vou dar como exemplo um bolo:  Você pode fazer um bolo  para 4 pessoas ou um bolo para 400 pessoas, a única diferença entre eles é a medida dos ingredientes e ainda digo mais não é porque você vai fazer algo para 4 pessoas que tem que ser ruim.

No Marketing, também é mesma coisa. Você apenas vai dimensionar de acordo com a sua necessidade, para uma área muito grande ou uma área pequena.

No caso especifico de um comércio em um bairro, temos uma situação que podemos transformar um problema em uma qualidade.

É a questão regionalização ou seja não adianta fazer propaganda de grande abrangência territorial, pois as chances de alguém atravessar a cidade para ir em um comércio específico em determinado bairro,  convenhamos são menores.

Por outro lado, exatamente por termos uma área menor para fazer nosso plano de ação, é possível concentrarmos de forma mais eficaz nossos esforços.

A primeira coisa que você deve compreender é que realmente com competitividade não é mais possível você ficar apenas na dependência dos clientes te procurarem.  Em outras palavras, você tem que ter ATITUDE e tomar iniciativas MOTIVACIONAIS que possam melhor atrair seus clientes.

Vamos nesse post abordar vários pontos do PLANO DE  MARKETING tais como: Marca, definição de serviços, relacionamentos com clientes e sociedade, utilização do cartão e folhetos, o cadastro de clientes, Internet, parcerias, telemarketing, correspondência, propaganda etc.

MARCA PROFISSIONAL:
É importante que você seja conhecido na região e para isso vale você chamar a atenção para seu trabalho.

• Torne seu comércio como um ponto de referência.
Vale colocar luminoso e/ou mandar “grafitar” desenhos de animais (no caso de um clínica veterinária por exemplo ) e/ou pintar com uma cor chamativa e/ou colocar iluminação forte ou todas essas alternativas de uma vez (ideal). O importante é que as pessoas que passarem em frente seu comércio tem a atenção chamada.

• Slogan
É importante que você associe seu comércio com um diferencial em relação a concorrência. Faça um slogan que resume a qualidade do seu negócio  ou necessidade de seus clientes. Exemplos.
 

Especialista em carne pra churrasco;

Temos todos os tamanhos do infantil ao Extra Grande; 
Especialista em animais de pequenos portes.
 
Lembre-se você tem que ter algo que possa atrair seu cliente.

• Nome da Comércio
Recomendo sempre, você dar um nome a seu negócio. É comum por exemplo em Clinicas Veterinárias, Advogados, ou Dentistas ter apenas  Clinica ou Escritório  do(a) Doutor (a) fulano de tal.  Porque você poderá crescer e ter mais funcionários  contratados ou mesmo receber colaboradores  cobrir férias, viagens etc. Então é melhor que os clientes e pacientes acostumem a procurar o escritório e clinica  e não determinado profissional.

• Organize seu negócio. Principalmente escritórios e clínicas.
Divida os ambientes corretamente com um toque de beleza e elegância. Olhe para como está hoje, você realmente acha que seu negócio está atraente? Em condições de receber qualquer pessoa? A quanto tempo você não troca os móveis, pinta, coloca um papel de parede, quadros bonitos, vazos de plantas etc? Saiba que a primeira impressão é a que fica e não necessariamente para ser bonito tem que ser caro, alias não precisa EXAGERAR (lembre-se do ditado da moda “MAIS É MENOS”) ou seja o EXAGERO ATRAPALHA. Poucos móveis, mas de bom gosto. (converse com alguém que entenda de decoração as próprias lojas tem profissionais assim).
Padronize sua empresa, tenha nota fiscal, cartão, bloco de anotações etc  com o logotipo da sua empresa. Faça um uniforme padrão de funcionários.

Defina seus produtos e horários de atendimento
Tenha um leque de serviços disponíveis que abrange e faça um banner de forma que claramente seu cliente saiba o que oferece. Ex de uma clínica veterinária:

ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SÁBADO DAS 9:00 AS 18:00 HORAS
• Vacinação
• Castração
• Cirurgias
• Consultas de prevenção
• Farmárcia Veterinária
• Acessórios
• Taxi dog
• Banho e/ou Banho/tosa
 Serviços diversos (tosa higiênica, hidratação, escovação etc,etc)

RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES:
É importante, sempre causar empatia aos clientes sendo que todos os colaboradores do seu negócio sejam a voz do proprietário ou seja deve partir dos funcionários o “Marketing”  indicando muito bem os outros serviços a disposição ou seja o Marketing acontece de dentro da empresa para fora.

Qualquer empresa tem que ter em primeiro lugar funcionários que gostam e respeitam o ambiente de trabalho e "quem lhes paga o salário".

Também é importante que “quem lhes paga o salário” também saiba se colocar na posição de empresário, respeitando os colaboradores mas sendo também respeitados por eles.

Ninguém é obrigado a trabalhar em um ambiente ou com quem não gosta.

Essas troca de emoções negativas  reflete na “energia” do ambiente e sem dúvida, o cliente percebe essa energia no local onde vão levar seus bichinhos.

O atendimento, necessariamente tem que ser um diferencial e o cliente gosta de ser bem atendido, em um ambiente agradável com carinho e se possível ganhar alguma coisa (brindes etc).

RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE:
Certamente, há muito interesse das pessoas em saber dicas que podem aproximar futuros clientes do seu negócio.

A divulgação através de artigos é uma excelente oportunidade de promover a marca e seu negócio. Você pode fazer artigos e distribuir na região, você pode ter uma coluna no Jornal do Bairro, ou ainda dispor na Internet em seu site.

UTILIZAR O CARTÃO DE VISITA DE FORMA DINÂMICA:
É uma oportunidade de Marketing de divulgação. Deve ser utilizada de maneira dinâmica em todos os contatos com possíveis clientes, além fornecer periodicamente certa quantidade para serem distribuídas a clientes em potencial  pelos seus clientes atuais, parceiros e  vizinhos.

MATERIAL PROMOCIONAL:
Faça um folheto claro, de boa qualidade visual dentro das condições de sua clinica.

Relacione os serviços prestados, horários e benefícios aos clientes, coloque claramente o nome da empresa, slogam, telefone. Divulgue esse folheto aos clientes, em locais estratégicos na região, parceiros vizinhos de outros negócios, ou até mesmo entregue nas casas.

CADASTRO DE CLIENTES E CLIENTES EM POTENCIAL:
Isso e muito importante, tenha sempre atualizado, todos os dados de seu cliente (dono) e cliente (animalzinho).

Principalmente, tenha as datas e o que serviços utilizados de sua clinica (e quanto você cobrou na época).

INTERNET:
Recomendo ter um site bem elaborado com todos os dados de informação da clinica e serviços prestados, horário de atendimento etc.

Escreva artigos de interesse sobre o tema relacionado ao seu negócio. 
Faça uma galeria de fotos de antes e depois, principalmente se for clinica veterinária e tiver banho e tosa ou salão de beleza/cabeleireiro.

PARCERIAS E NETWORKING:
Faça uma troca de informações, com o comercio local.

Combine troca de serviços promocionais com outros estabelecimentos.

Ex. Salão de Beleza próximo a clinica (porque não enquanto a dona espera o bichinho ficar pronto ela também ficar bonita).

Construa uma rede de relacionamentos que possa possibilitar ajuda mútua.

TELEMARKETING:
De uma forma simples, telemarketing, nada mais é do que uma rotina de ligações telefônicas planejadas para obter sucesso.
Você pode utilizar o telemarketing como pesquisa de satisfação, agendamento, divulgação, promoção etc.

Exemplos:
Entrar em contato com todos os clientes que levaram os respectivos animaizinhos para vacinar a um ano atrás e que agora precisam vacinar novamente ou  que fizeram banho e tosa a 15 dias atrás.
Note que dependendo do comércio esse procedimento vale para renovação de seguro de automóvel, corte de cabelo, buffet de festa infantil etc, ou seja tudo que é temporal e pode ser repetido.
CORRESPONDÊNCIA:
Pode ser como um apoio ao telemarketing. Procure enviar sempre que possível mensagens ao clientes (se desejado faça por e-mail.)

PROPAGANDA E PROMOÇÕES:
Por ser um atendimento geográfico várias formas podem ser possíveis de acordo com as possibilidades financeiras.

1- Carro de som;
2- Jornal ou revista de bairro;
3- Panfletagem;
4- Ou  todas as anteriores juntas.

CRIE UM ROTEIRO DE MARKETING:
Defina quais serão tarefas diárias, semanais, quinzenais e mensais:

  • Como e quando se relacionar com a sociedade;
  • Como e quando utilizar o cartão de visita de forma dinâmica;
  • Como e quando divulgar a clinica através de folheto;
  • Como e quando organizar o cadastro de clientes antigos e em potencial;
  • Como e quando utilizar a Internet;
  • Como e quando construr relacionamentos de parcerias e networking;
  • Como e quando fazer telemarketing;
  • Como e quando criar um sistema de correspondência;
  • Como e quando fazer Propaganda.
IMPORTANTE: Defina em seu consultório quem ficará responsável pelas atividades.


DOCUMENTE SEU PLANO:
Defina o que você espera nos próximos anos:

faturamento pretendido, número de colaboradores, investimentos que pretende fazer, objetivos e metas que pretende alcançar:

Isso será seu plano estratégico e sempre te mostrará onde você quer chegar motivando a todos, principalmente nos momentos difíceis.


Há algum tempo escrevi 2 posts versando sobre esse tema, dá uma passadinha por lá que complementará as informações de hoje. O titulo é:
O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER E CONSQUISTAR SEUS CLIENTES?
1º PARTE

2º PARTE
 
Realmente, espero ter te ajudado.

um abraço

"ALTEMARKETING"

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