sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

1ª PARTE : O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER E CONQUISTAR SEUS CLIENTES?

Isso, me faz lembrar uma história muito interessante de um vendedor, que foi procurar um certo comprador, e antes que o vendedor falasse alguma coisa, o comprador disse:
_ “Eu não te conheço, não conheço sua empresa, não sei que produtos e serviços vende, não conheço a qualidade de seus equipamentos, não conheço a qualificação dos seus funcionários, não conheço quanto tempo de experiência você tem no ramo, não conheço quantos clientes tem, não conheço seus clientes, não conheço a satisfação de seus clientes, nunca recebi uma correspondência ou um telefônema de sua empresa. Agora o que você quer mesmo me vender”?
A PROPÓSTO, CONVIDO VOCÊ PARA UMA AUTO- ANÁLISE, PERGUNTANDO A SEGUINTE COISA A VOCÊ MESMO:
"EU TENHO UM DEPARTAMENTO OU UM NEGÓCIO E PORQUE EU ESTOU AQUI?"

Parou para pensar alguma vez, nisso? Já se fez essa pergunta?

Certamente, se você responder essa pergunta lembrando do momento que você idealizou seu negócio ou até mesmo departamento, você vai concluir que sua Missão não é simplesmente o que você faz por exemplo se é vender ou prestar o serviço ( do tipo açogueiro – vende carnes, sorveteiro- vende sorvetes, etc, etc). A missão é algo mais complexo é prestar o melhor serviço, dentro do seu ramo visando a satisfação do seu cliente ( lembra? Não foi na verdade isso que você pensou quando resolveu montar seu negócio?.)
Se você tem acompanhado este blog, certamente já leu boas informações que te ajudarão a entender seu negócio ( seja ele o que for e qual tamanho tiver).

Para não ficar um Post, muito grande, vou dividi-lo entre hoje e a semana que vêm.

1) O que fazer;
2) Ações Práticas Fidelizar e Conquistar;


O QUE FAZER:
Entenda seu negócio e tenha equilíbrio nos 4 P´s:

P de PONTO DE VENDA : bem localizado; regularidade no atendimento ( hora de abrir e hora de fechar); ambiente bem organizado; ótimo atendimento; telefone fixo para contato; e-mail;
P de PRODUTO : Qualidade e Variedade de produtos para diversas necessidades ;
P de PREÇO: Produtos para diversos “bolsos”; e preços compatíveis com o mercado e concorrência;
P de PROPAGANDA OU PROMOÇÃO: Fazer uma boa divulgação, ter parcerias com seus fornecedores.

Essas 4 “variáveis” devem estar juntas em equilíbrio, note que se você tirar uma delas, já diminui a chance de sucesso.

Vamos definir agora o que você quer e qual sua maior necessidade:

A - MANTER OS CLIENTES E FIDELIZÁ-LOS:
Voce já está algum tempo nesse local, já tem uma clientela e gostaria de manter mais ainda esses clientes e ainda fazer com que eles comprem mais e indique você (fidelização).

B- CONQUISTAR MAIS CLIENTES:
Você tem um negócio com os 4 P`s bem equilibrado e precisa aumentar seu faturamento. (importante: Não existe mágica de querer atrair seu cliente para um “Buraco” você não vai conseguir enganá-lo por muito tempo, por isso você tem que ter os 4 P´s em equilíbrio, antes de pensar em consquistar mais clientes).

C- AS DUAS COISAS FIDELIZAR OS ATUAIS CLIENTES E CONQUISTAR NOVOS:

Bem, antes de começarmos é necessário que você entenda seu negócio:

CLIENTES:
Quantos clientes Ativos ( aqueles que regularmente compram) você tem ?
Qual o dia e horários de maior procura desses clientes na sua loja?
Quais os dias e horários de maior movimento na sua loja?
Como é dividido em percentuais seus Clientes Ativos, Inativos, Rotativos, Eventuais: ATIVOS: Compram sempre se você sabe quem são;
INATIVOS: Já foram clientes, mas faz tempo que não voltam;
ROTATIVO: Passam de vez em quando, mas você os conhece;
EVENTUAIS: Clientes de passagem.

PRODUTOS:
Quais produtos são mais vendidos;
Quais são mais procurados e você não tem?;
Quais produtos ficam “encalhados”?.

CONCORRENTES:
Quem são, o que tem de melhor que você e o que tem de pior (Produtos, Promoções, Preços, Ponto de venda).

FORNECEDORES:
Quem são e quais pode contar como parceiros. Por exemplo: Se você tem um banho e tosa, necessita de uma boa empresa de lacinhos e gravatinhas, com ótimo preço e atendimento, não é?

FUNCIONÁRIOS:
O que cada um tem de bom? (perfil de colaboração, personalidade, cultura).
O que precisa melhorar ? (procure em suas reuniões individuais com cada um deles, mantê-los informados de sua opinião e acompanhe a evolução de cada um).
Quais os dados de contato? (Claro, mantenha os dados deles de contato atualizados porque você pode precisar endereço, telefone fixo, celular, e-mail etc).


Deixo você então se preparando com essas “tarefas” para “conversarmos” na semana que vem com as SUGESTÕES PRÁTICAS de fidelização e conquista.

Até nosso próximo encontro.


Um abraço

"ALTEMARKETING"
Contato: altemarketing@bol.com.br

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