segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

2ª PARTE: "O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER E CONQUISTAR SEUS CLIENTES?"

Antes de continuarmos, gostaria de agradecer a todos os e-mails recebidos e a medida do possível responderei a todos através de nosso contato altemarketing@bol.com.br muito obrigado é um prazer estar toda semana "conversando" com vocês.

Continuando, como você sabe estamos trabalhando desde a semana passada, com a possibilidade de você manter e conquistar mais clientes. Se você não leu o post anterior, recomendo que faça a leitura para entender do que estamos tratando.

AlGUMAS SUGESTÕES DE AÇÕES PRÁTICAS:1) BANCO DE DADOS
Você conhece seus clientes?
Você tem uma ficha de cada um com as seguintes informações:

DADOS:

NOME:
PERFIL: Ex. exigente, simpático, grosseiro, bom pagador, mau pagador etc, etc
CONTATO: Ex. Endereço, Tel, e-mail ( esse último é muito importante)
FREQUÊNCIA DE COMPRA E DATAS:
O QUE COMPROU:

CURVA ABC
Nível A ( ótimo cliente compra muito, é fiel ao seu negócio),
Nivel B ( compra bem, mas não é fiel )
Nivel C ( tem necessidade, mas não compra muito ou raramente compra ou também
compra em outros lugares);


OUTROS DADOS:
Perceba seu negócio, por exemplo, se seu negócio é uma mecânica, centro automotivo (alinhamento, balanceamento, pneus, peças etc), é importante saber quem tem automóveis na região.
Se o seu negócio é uma Clinica Veterinária ou Pet Shop, é importante saber dados do “bichinho”.

NOME:
RAÇA / IDADE E DATA DE NASCIMENTO / VACINAS : recebidas e que faltam
RAÇÃO PREFERIDA:
PRODUTOS QUE TAMBÉM GOSTA:
Quanto mais detalhes melhor Ex. Bifinho sabor frango, ossinho de borracha médio, ossinho palito branco etc)
OBSERVAÇÃO: Dócil, bravo, mimado, etc, etc

IMPORTANTE:
Habitue-se a “cadastrar” seus clientes, saiba a rotina de compras: Quando, quanto, como, porque gastou.

2 -BUSCANDO INFORMAÇÕES:


Crie uma promoção atrativa de forma que seus clientes atuais ou futuros clientes “preencham” os dados, que te interessa e coloque em uma urna, com uma determinada data de sorteio ( normalmente 1 mês de prazo). Você pode fazer essa ficha no verso de um folheto explicando sua promoção, contemplando o sorteado com um serviço especial, Ex. 3 banhos e uma tosa, durante 1 mês ( pet shop e banho e tosa);
Principais vacinas ( Clinicas veterinárias);
Alinhamento e balanceamento grátis ( Centro automotivos);
Etc, etc.

3 - DIVULGUE SUA INICIATIVA:


Distribuía esse folheto / ficha, com os dados que te interessa:
a) Distribua na região;
b) Entregue nas casas e condomínios;
c) Faça parceria com outros estabelecimentos comerciais vizinhos e bancas de jornais, para que também divulguem seus folhetos;
d) Entregue a todo cliente que entrar ou passar perto da sua loja.


4 - INTELIGÊNCIA COMPETITIVA:

Por definição, a Inteligência Competitiva é o resultado da análise de informações e dados coletados, que irá facilitar e embasar suas decisões.
Vamos separar essa “idéia” em 3 partes:
Dado: Valor sem significado ( não adianta você ter uma série de dados, sem que tenha algo em mente para fazer com eles, senão será uma pura perda de tempo);
Informação: Dado com significado ( você tem planejado o que vai fazer com esses dados).
Conhecimento: É o processo do conhecimento que dará a você a visão geral consistente, a partir das informações, ou seja INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, através da identificação da necessidade de seu cliente e como você poderá atender essa necessidade.

5 -CRUZANDO AS INFORMAÇÕES:


Por exemplo, se seu negócio é um PET SHOP e Banho e Tosa e ou Clinica Veterinária, você terá condição com essa FICHA DE DADOS, obter o seguinte:


Os proprietários de animais na região, raças, rações preferidas, vacinas necessárias, produtos de preferência, dia da semana de banho e tosa etc.

Você pode separar esses dados como melhor lhe convier:

Por localidade; Por raça; Por produto; Por vacinas, Prospects ( Cliente em potencial), Cliente atual ( curva A,B, C) etc. E fazer o convite direto entrando em contato com seus clientes, você pode utilizar telefone e EMAIL ( ótima ferramenta e custo barato).

Ex.
Informe a seu cliente que determinada ração que o bichinho gosta, você recebeu e está em promoção ou ainda, dê um desconto especial para o 1º banho e tosa para o bichinho do cliente novo, que não conhece seu trabalho, convide a conhecer sua loja e receber um brinde para o bichinho ( ossinho, brinquedinho etc, etc).
Pergunte se conhece alguém na região, que tem bichinho para que ele que indicou e a pessoa indicada tenha algum benefício ( desconto,etc).


RECOMENDAÇÃO:
O ideal é que você tenha um computador e coloque esses dados em planilhas do Excell, que é um programa ( software), que irá ajudá-lo a organizar através de tabelas . É simples e você não terá dificuldade.
Esse software é muito utilizado, e pra quem já está dominando mais e quer se aprofundar nos "cruzamentos" esse software permite um recurso muito interessante chamado TABELAS DINÂMICAS (se tiver curiosidade em saber mais, você pode pesquisar sobre elas no
http://www.google.com.br/)

LEMBRE-SE:
Cabe a você mudar uma situação, você pode agir de forma passiva ( esperando seu cliente entrar na sua loja), ou agir de forma ativa ( provocando esse encontro e motivando-o a comprar cada vez mais).

Se você não tem os dados dos seus clientes, não se desespere o importante é que agora você comece a tê-los, afinal "antes tarde do que nunca", mãos a obra !A PROPÓSITO, DEIXO PARA VOCÊ UMA FRASE:O único lugar onde o SUCESSO vem antes do TRABALHO é no dicionário !Espero ter te ajudado.

Até nosso próximo encontro.

Um abraço

"ALTEMARKETING"

contato: altemarketing@bol.com.br

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