domingo, 14 de fevereiro de 2021

MAMÃE QUERIDA IRACI

 



        Sempre pensei, que se fossem convidados as mentes mais brilhantes do Planeta, os prêmios Nobel de todas as áreas  para juntos pensarem uma fórmula que pudessem materializar o amor de uma mãe, certamente concluiriam que para transformar o mundo,  não precisariam de litros da fórmula, bastaria uma única gota que seria o suficiente, tão grande  é sua força e poder.

      Hoje, 14/02/2021 Valentine´s Day (dia dos namorados no Estados Unidos), representando o amor, e também Domingo (na semana do carnaval), representando a alegria, o Céu entrou em festa, pois recebeu minha mãe.

        Fica a lembrança da comida da mamãe,  do amor, carinho e preocupação que tinha pela família, de sua fé,  de comemorarmos ao mesmo tempo o ano novo e seu aniversário (ela nasceu em 01/01/1936), fica a  lembrança da sua perseverança quando queria uma coisa, essa era sua “marca registrada”. Tenho também na memória a lembrança  de minha mãe tocando Acordeom (sanfona), lendo partitura (só quem toca um instrumento sabe o quão é difícil decorar e saber às notas), mas mamãe sabia.

          Podia também pensar na mamãe, como uma criança pura, sem mágoa de ninguém e se tinha suas excentricidades, era dela.  Não fazia fofoca, não queria o mal de ninguém e mesmo que magoada e ofendida, deixava passar, e sem o menor rancor nem lembrava que tinha sido magoada e ofendida por aquela pessoa. 

         Nos últimos anos, a saúde da mamãe, foi se dissipando, mas sua saúde era monitorada por excelentes profissionais:  passava com o Pneumologista pra cuidar de uma D.P.O.C (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica),   passava  com  Cardiologista pra acompanhar  a Fibrilação Atrial, passava com o Oftalmologista para acompanhar o Glaucoma, (inclusive também, operou os 2 olhos de Catarata),   passava com a Fonoaudióloga e com o Otorrino (fazia uso de 2 aparelhos auditivos). Tomava remédios para dores na coluna e também para o estomago, devido a tanta medicação.  Era também assistida pelo ICESP - Hospital do Câncer de S.Paulo, (retirou um tumor a 15 anos atrás do seio direito, e mais recentemente  no ano passado do seio esquerdo).

       Talvez possa parecer que isso tudo pudesse tirar a alegria dela de viver,  absolutamente não,  mamãe mesmo com 85 anos, sempre se maquiava,  e adorava usar  suas roupas de “onçinha” (Animal Planet).

        Eu tive o privilegio de ter  vindo nessa vida seu filho, tive o privilegio de poder cuidar dela, de cozinhar pra ela. De poder com carinho e cuidado na hora certa,  dar-lhe os   mais de  20 remédios por dia, além de estar sempre ao seu lado levando ora em consultas ora em exames,   procurando fazer o possível para amenizar sua dor e proporcionar um tempo maior de vida.

       Mas me culpo por não ter conseguido mais tempo. Mamãe, morreu em meus braços, após eu ter dado o  lanche e o remédio das 20 horas, ela arqueou o corpo para eu colocar a frauda como fazíamos todos dias, e o  baixou simplesmente em silencio, de forma serena, fechou os olhos, nem tive tempo de me despedir.

        Mamãe, quero que saiba, que enquanto eu viver e respirar, estarei  lembrando de nossos momentos juntos e como eu queria que soubesse o quanto eu te amava, sei que pude dizer isso varias vezes e pude também ouvir da Sra. mas gostaria de ter dito muito mais.

         Me perdoe  por não ter conseguido que a Sra. vivesse por mais tempo,  e por não ter sido o melhor filho do mundo.

        Que Deus a receba em sua Glória, descanse em paz mamãe querida Iraci.

        Amém!

2 comentários:

Unknown disse...

Saiba que vc foi o melhor filho para ela sempre fez o seu melhor nas melhores condições que vc tinha em suas mãos ela sabe que foi muito amada por esse filho maravilhoso q vc foi a ela.
E saiba que em muito em breve essa saudade não terá mais que existir quando o Senhor em sua Glória vier todos aqueles q partiram em Cristo se levantaram para uma vida sem dor e sofrimento sem mais doenças que nos tiram quem mais amamos e creio que a Dona Iraci cria nessas verdades que a Bíblia nos mostra.
Que o Senhor console seu coração e de toda sua família.

ALTEMARKETING disse...

A dor ainda é grande, tudo aqui em casa lembra ela. Mamãe tinha muita fé sim, uma semana antes recebemos aqui em casa um Pastor, e duas obreiras que fizeram uma oração muito linda. Gratidão por suas palavras.