segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

FALHAS DE COMUNICAÇÃO I

 Já está provado a importância da clareza na comunicação. Mas muitas vezes erramos por achar que o outro entendeu o que estariamos realmente dizendo, quando na verdade entendeu sim, mas tudo errado.
 
Lembro-me de uma passagem na minha vida, há muitos anos no começo de carreira quando era então Supervisor de Telemarketing em um grande Banco.
 

Entre outras atribuições a equipe também abria novas contas e eu como supervisor passava recolhendo as fichas dos novos correntistas. Era comum nós supervisores "pressionarmos" as equipes que eram mistas, mas na grande maioria eram formadas pelo sexo feminino.
 
_ "Pessoal, vamos lá, só abrimos 80 contas até agora...a outra equipe não pode ganhar da gente!".

_ "Fulana, a Beltrana já abriu 10 e você vai perder para ela !?"
 
As meninas adoravam aquela "competição" e já estavam acostumadas. Porém, havia um novo funcionário, e antes de eu também "por ele na fogueira", deixei ele se adaptar, afinal as meninas bem treinadas, simpáticas eram um "páreo duro" pois bastava uma ligação e pronto, o banco conquistava mais um correntista...

Passava, então "pressionando" as meninas, mas "pulava" o rapaz, afinal era o primeiro dia e "tinha que pegar leve" e assim, foi no segundo e terceiro dia, já estava me preparando para começar a perguntar para ele:
 
_ "E ai meu, vamos lá ? vamos "derrotar" essas meninas?".

Quando derrepente aparece o dito cujo, na minha frente cabisbaixo:
 
_ "Dá licença, posso falar com o Sr.? "

Respondi, sorrindo:
 
_" Claro, entra, em que posso te ajudar, algum problema?"
_ "Tem sim ! Já percebi que o Sr. não gosta de mim, né?"
_ "Como assim, não gosto de você? ....porque está me dizendo isso?"
 
_ "É que percebo que o Sr. passa, fazendo as meninas ficarem motivadas a abrirem novas contas, mas quanto a mim, o Sr. não se preocupa em saber se eu abri ou não".
 
Humm, aquele dia, eu nunca mais esqueci, e havia aprendido uma das minhas primeiras lições que me ajudou muito em minha carreira:
 

Seja claro e informe exatamente aquilo que você tem em mente e espera de um funcionário.
 
Eu estava preocupado em não " assustá-lo" pressionando logo de cara e não é que o " danado" estava chateado por não estar fazendo parte da brincadeira da competição.
 
Claro que ficou depois tudo resolvido e pude explicar a ele os motivos....depois bem treinado, acabou até derrotando as meninas....mas isso é assunto para outro dia ! (não vale só vontade é importante estar bem treinado).

Fico pensando como é importante a comunicação. Muitas empresas, tem um alto índice de "fofoca" e "rádio-peão" e "jornal O CORREDOR" porque não há um trabalho correto de comunicação, por exemplo:

*Intranet - Comunicação interna via site ou e-mails.

*Jornal Corporativo - Entre outras coisas "ensinando" os funcionários sobre a empresa que trabalha, filiais, produtos vendidos etc.

*Quadro de avisos - Fixado em local de fácil acesso.

*Reuniões - Para esclarecendo de pontos importantes, metas etc do departamento e/ou empresa. ( se possível sempre com ata, para que todos assinem e tenham por escrito o que foi dito);

*Circular da empresa - Sempre por escrito e de forma bem clara. (se você ditar para alguém uma mensagem, leia depois para ver se o que você realmente quis dizer está escrito !)

Enfim, diminuir ao máximo o "ruído" que atrapalha o entendimento verbal.

Vale a reflexão!

Um abraço


"ALTEMARKETING"
contato: altemarketing@bol.com.br

Nenhum comentário: