sábado, 27 de fevereiro de 2021

MARKETING: ANÁLISE DE INFORMAÇÕES


Hoje, quero "falar" sobre uma análise consagrada em Marketing, mas muito simples e importante para que você possa colocá-la em prática em seu negócio, seja ele qual for, trata-se da análise SWOT.


A palavra SWOT (é um acrônimo de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities(oportunidades), Threats (ameaças).


Essa análise sugere que você tenha uma visão ampla da situação, colocando em um quadrante (veja acima), todo o cenário da empresa.


É interessante mencionar que quando você coloca no papel e escreve, observando/analisando toda situação, parece que tudo fica mais claro. É como se existisse um buraco e uma coisa é você analisar estando dentro dele, outra coisa é você analisar a situação estando de fora dele.

Claro, que você identificando suas fraquezas e suas ameaças tem que criar mecanismos para corrigir.


A metodologia é simples e divide-se em:



AMBIENTE INTERNO: (alguns exemplos)



FORÇAS:

Quais os pontos positivos que você tem em sua empresa:
* Veículo próprio;
* Boa localização;
* Bom estoque de mercadoria;
* Profissionais treinados e efetivos;
* Capital de reserva para investimento;
* Dados atualizados no computador dos clientes: Nome, Endereço, Tel., última
compra etc, etc;
* Espaço fisico para crescimento;
* Bons fornecedores (recomendo pelo menos 2 de cada produto);
* Banco de Dados de Curriculuns de bons profissionais (prontos para serem chamados em caso de necessidade de você substituir alguém).
 
FRAQUEZAS

Quais os pontos negativos que você tem em sua empresa:
*Falta de um ou mais ítens mencionados acima como forças;
*Má administração;
*Despesas pessoais lançadas como despesa da empresa;
*Falta de equipamentos ou utilização de equipamentos ultrapassados ( obsoletos);
*Baixa produtividade;
*Equipe demostivada ou sem compromisso (faltas);
* Mão de obra desqualificada (não atualizada com as novas técnicas);
* Falta de organização do que é importante em sua empresa: RH, Financeiro, Contas a pagar, Contas receber etc;
*Falta de produtos ou serviços ( que a concorrência tem e pode oferecer).




AMBIENTE EXTERNO: (Alguns exemplos)




OPORTUNIDADES:


*Fazer Up-selling e Cross-selling em sua vendas (já falei sobre isso no post abaixo).

*Criar ações promocionais (Ex. "indique um amigo", "leve 2 e ganhe desconto em dobro", "preencha e cupom com seus dados e concorra a um prêmio",etc);
*Manter sempre contatos com os clientes;
*Observar a concorrência (produtos e serviços), e oferecer o que eles não oferecem;
* Chamar os fornecedores (principalmente os grandes) e solicitar apoio: Marketing
(comunicação visual no PDV, amostra grátis), produtos, serviços,
treinamento, descontos etc.

 
AMEAÇAS:
*Custos altos em relação ao retorno (aluguel, água, luz, manutenção do carro, etc);


*Sua administração mal feita;
*Sua desorganização ( contas a pagar, receber etc);
*Sua falta de comunicação com os clientes (deixando de se aproximar);
*Sua falta de contato com a concorrência (sabendo o que tem melhor que você);
*Sua falta de investimentos corretamente aplicados (em produtos, em pessoas, etc);
*Um concorrente próximo bem equipado e com bom estoque de mercadorias;
 

Como eu disse, nada adianta se você ao identificar o que deve ser corrigido/melhorado, não tomar nenhuma providência.
 

Em administração de empresas há uma aplicação técnica chamada: RELATÓRIO DE CONTINGÊNCIA, (você se antecipar ao problema preparando as providências) mas isso vou falar no próximo post, fique atento.
 
um abraço e até a próxima Segunda-feira.

 

"ALTEMARKETING"
 

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